25.11.11

INAUGURAÇÃO: Mulheres da Z.Norte ganham Centro de Referêcia no combate a violência doméstica


As mulheres na cidade do Natal tem muito a comemorar, especialmente as mulheres da zona norte da Capital que passa a contar com mais um centro de referência na cidade para combater a violência contra mulher e garantir que seus direitos não sejam violados.o Centro de referência é o segundo entregue pela gestão da Prefeita Micarla de Sousa.

O Centro de Referencia Elizabeth Nasser será inaugurado no dia 28 de novembro às 15 horas  na rua Acaraú nº 2118 –no conjunto Panatis,do  bairro Potengi, Natal/RN.O referido serviço é resultado de um convenio firmado entre a prefeitura do Natal e a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres/ Governo Federal, bem como da Assinatura do Pacto de Enfrentamento a violência contra Mulher. O projeto Implantação do Centro de Referencia da Zona Norte no valor de R$222.323,95 tem por objetivo Implantar um Centro de Referência, de atendimento integral, para atender mulheres, desenvolvendo ações de prevenção, assistência e enfrentamento à violência contra as mulheres, na Região Norte de Natal, realizando acolhimento, atendimento, encaminhamento e acompanhamento psicológico, social e jurídico, na perspectiva de resgate da auto-estima e da cidadania feminina.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados da Malha Municipal e Informações dos Setores Censitários do Censo 2010, os dados estáticos de 2011 apontam que a cidade do Natal tem mais mulheres do que homens. O sexo feminino conta com índice 5,96% superior ao número masculino, 47.646 a mais. Os dados apontam ainda que as mulheres são maioria nos 36 bairros da capital potiguar. O número de mulheres nos 36 bairros de Natal soma 424.405 mil (52,98%), enquanto o total de homens chegou a apenas 376.759 mil (47,02%). Ou seja, são 47.646 mulheres a mais.

Para a secretária municipal da mulher, Rosy de Sousa, O centro de referência da mulher cidadã representa mais uma conquista no que refere-se ao desenvolvimento das políticas públicas voltadas para as mulheres da Capital. “ Resgatar os direitos das mulheres é mais que um dever de um gestor público. É ter a certeza de saber proporcionar ao povo, os serviços  básicos e fundamentais que prestam acolhida, atendimento psicológico e social, e orientação jurídica às mulheres em situação de violência.” Destacou Rosy de Sousa.

De acordo com a Norma Técnica Nacional para os Centros de Referências realizarem as atividades a que se destinam, tais como o atendimento psicossocial, o acompanhamento e a orientação jurídica, bem como realizar atividades preventivas, alcançando o fim desejado, são necessários técnicos qualificados que tenham conhecimento de Rede e consigam realizar diagnóstico acerca da situação da violência contra mulher no município; Desta forma, o referido centro apresenta a estrutura de recursos humanos que deve compor os centros de referencias, qual seja: 01 coordenador; 02 Secretários; 02 Assistentes Sociais; 02 Psicólogos; 02 advogados (para acompanhar as usuárias nas audiências das varas cíveis e oferecer orientação jurídica), 02 educadores, 01 ajudante geral e 01 segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário