30.1.12

Casa da Mulher - Zona Norte investe em divulgação das suas ações com a comunidade








A Casa da Mulher continua com suas atividades de divulgação e relações institucionais. Semana passada, as técnicas realizaram 06 visitas, sendo 03 delas para reuniões com o intuito de firmar parcerias.

01. No Hospital Santa Catarina, foi estabelecido o contato com as equipes de Recursos Humanos (técnicas de administração), a UTI Neonatal (médicos e enfermeiros) e o setor de Serviço Social (Assistentes Sociais). Neste, tivemos o conhecimento da implantação de um ambulatório para atender e acompanhar mulheres vítimas de estupro, programa em que podemos atuar juntamente com a equipe do hospital para o acompanhamento das usuárias e até mesmo na possibilidade de nos tornarmos capacitadores da equipe que acolhe essas mulheres, abordando a temática que envolve os fatores psicológicos da violência doméstica, assim como a Lei Maria da Penha e demais assuntos jurídicos.

02. Na Policlínica Zona Norte, uma equipe acompanha as usuárias que apresentam alguma demanda para o setor. Este servirá de intermediário no encaminhamento de mulheres que, porventura, sejam vítimas de violência doméstica.

03. O Distrito Sanitário Norte I é responsável pelos agentes comunitários de saúde de 14 unidades da Zona Norte. A divulgação da Casa da Mulher foi realizada, assim como o contato estabelecido para o agendamento de palestras e reuniões com os agentes do referido distrito, com o objetivo de orientar os agentes sobre a temática, já que os mesmo estão em contato direto com as famílias.

04. O Posto de Saúde Soledade II também foi visitado, com a finalidade de divulgação dos nossos serviços e, assim como os anteriores, contatos foram estabelecidos para agendamento de palestras com as equipes do Posto e com os grupos assistidos pelo mesmo.

05. Uma reunião com os responsáveis pelo NASF da região foi realizada, onde se discutiu sobre a violência doméstica, como identificá-la, os fatores psicológicos envolvidos, a legislação que aborda a temática, os direitos assegurados às mulheres, a Lei Maria da Penha e como a Casa trabalha em relação ao resgate da autoestima e empoderamento das usuárias. Foi uma roda de conversa produtiva, onde se foi firmemente discutido sobre tudo o que envolve a violência doméstica.

06. Por fim, participaram de uma reunião com a equipe do CAPSad, dispositivo responsável pelo acolhimento a dependentes químicos. Também tratou-se de uma roda de conversa, onde foram abordados assuntos tanto no que diz respeito ao próprio CAPS, qto à Casa e como esses dos serviços podem trabalhar em parceria. A equipe da Casa foi convidada a acompanhar o trabalho do CAPS, em forma de estágio de convivência, para um melhor entendimento do serviço e, assim, conseguirmos acolher, identificar e encaminhar, com mais propriedade, os casos das usuárias vítimas que também possam estar envolvidas com drogas. A Casa da Mulher também discutiu sobre a identificação de casos de violência para que o próprio CAPS também encaminhem as demandas de violência.

A Casa da Mulher continua a trabalhar para que a toda Zona Norte de Natal tome conhecimento dos nossos serviços e que nossas mulheres possam ser assistidas, em rede, na necessidade que apresentarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário