24.8.11

CONFERÊNCIA CONSOLIDA O I PLANO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

A Secretária da Mulher Rosy de Sousa preside a mesa da plenária para apresentação final
dos resultados dos grupos de trabalho da II Conferência da Mulher.

Mesa da plenária para apresentação dos resultados dos grupos de trabalho
da II Conferência da Mulher.

Plenária  das delegadas para votação dos resultados dos grupos de trabalho
da II Conferência da Mulher.

Presidente do Conselho Municipal da Mulher - CMDM de Natal/RN Lucineide de Mendonça Freire enfatizou a importância da conferência
A antropóloga Elizabeth Nasser do Grupo Autônomo de Mulheres - GAM
destaca a importância do envolvimento com o poder público

CONFERÊNCIA CONSOLIDA O I PLANO MUNICIPAL DE
POLÍTICAS PARA AS MULHERES
Com o tema “Avaliação das Políticas Públicas desenvolvidas para as Mulheres e Consolidando o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres” terminou no inicio da noite de ontem, 24, a II Conferência Municipal da Mulher. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal do Natal através da Secretaria da Mulher - SEMUL em parceria com o Conselho Municipal dos direitos da Mulher - CMDM.
Cerca de 300 participantes reunidos na conferência, dentre trabalhadores da Secretária da Mulher, gestores, sociedade civil, e delegados/a nomeados/a pelas intuições participantes das quatro regiões, onde formaram os grupos de trabalhos e sugeriram e aprovaram ações consolidando a proposta do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres com destaques aos cinco eixos prioritários* e a escolha democrática das 62 delegadas que irão representar a cidade do Natal na Conferência Estadual no mês de outubro.
Para Secretária Municipal da Mulher Rosy de Sousa, a consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres representa uma conquista da sociedade: “Hoje é o dia em que as mulheres justificam suas lutas e reafirmam a sua presença na sociedade. São conquistas que sem dúvidas, vão transformar a cultura em todos os aspectos, principalmente norteando as políticas públicas  para  Nós mulheres a serem desenvolvidas pelo município, transformando assim a nossa realidade e impulsionando o desenvolvimento”, ressaltou.
Já a antropóloga Elizabeth Nasser do Grupo Autônomo de Mulheres - GAM destacou a importância do envolvimento com o poder público para o empoderamento da mulher na sociedade: “A Conferencia é o espaço democrático onde os eixos representam as lutas de toda vida das mulheres, principalmente no tocante à educação e saúde. É importante que a luta seja continua e permanente, apesar da consolidação das políticas públicas das mulheres”, disse.
Para Presidente do Conselho Municipal da Mulher - CMDM de Natal/RN Lucineide de Mendonça Freire enfatizou a importância da conferência: “A II Conferência da Mulher consiste no processo democrático e de conhecimento das mulheres pelo seus direitos para que seja efetivado pelo poder público.” Acrescentou.

“Este é um momento de vitória, e uma reflexão se faz necessário nesta ocasião histórica para as mulheres, com o sentimento e a certeza de que a sociedade continua unida em seus ideais de lutas através das entidades de classe, priorizando a consolidação das políticas públicas para as mulheres.” Finalizou Rosy de Sousa – Secretária Municipal da Mulher.  

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A II CONFERÊNCIA
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – CMPM aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto de 2011 no Praiamar Natal Hotel & Convention. O evento foi coordenado pela SEMUL e CMDM responsáveis pelas deliberações da conferência.
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres - CMPM do Município do Natal/RN foi convocada pelo Decreto Municipal número 9.417 de 20 de junho de 2011, publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 junho de 2011 pela Prefeita Micarla de Sousa, com objetivos de revisar, avaliar e consolidar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Município do Natal; Avaliar a implementação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no Município do Natal.
Oportunidade em que também foi consolidado o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres definindo suas ações prioritárias e a escolha das 62 delegadas que irão representar a cidade do Natal na Conferência Estadual no mês de outubro.
Eixos prioritários.*
01.   Autonomia econômica e igualdade no mercado de trabalho com inclusão social - Promover a autonomia econômica e financeira das mulheres garantindo a igualdade de gênero, considerando as dimensões ético-raciais, de orientação sexual, pessoas com deficiência nas relações de trabalho;
02.   Educação inclusiva, não-sexista, não-racista e não lesbofóbica - Promover o acesso, a permanência e a valorização de meninas, adolescentes, jovens e mulheres à educação de qualidade. Contribuir para a redução da desigualdade de gênero, do preconceito, da discriminação étnico-racial; geracional, orientação sexual, e outras formas de intolerância, por meio da formação de gestores/as profissionais da educação e estudantes em todas as modalidades de ensino;
03.   Saúde das mulheres, direitos sexuais e direito reprodutivos – Promover melhorias na atenção integral à saúde das mulheres, com recorte de raça e etnia, considerando as diferentes fases dos ciclos de vida;
04.   Participação das mulheres no espaço de poder – Promover a participação plena e igualitária da mulher na vida e pública e fortalecer a inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão;
05.   Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres - Igualdade de gênero e enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres. Reduzir os índices de violência contra as mulheres e proporcionar as mulheres em situação de violência um atendimento humanizado, integral e qualificado nos serviço especializados e na rede de atendimento, considerando as diretrizes da política Nacional de enfrentamento a violência contra mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário