18.7.11

SEMUL É PRESENÇA MARCANTE NO NATAL EM AÇÃO




Durante a segunda edição do Natal em Ação realizada no bairro de Cidade da Esperança, a Prefeitura do Natal beneficiou mais de seis mil pessoas que foram até a rua Pernambuco, na qual estava instalada, no último sábado (16), a Administração Municipal com ações de diversas secretarias. A próxima edição do projeto será realizada no dia 31 deste mês, no conjunto Santarém, zona Norte de Natal.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) foi a que mais realizou atendimentos, chegando a contabilizar cerca de dois mil. Destes, 154 pessoas buscaram os serviços do Programa Bolsa Família, 26 procuraram atendimentos no Programa Pró-Jovem, 71 da Rede de Proteção Básica e Especial e 103 consultas foram realizadas sobre o serviço de Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Além das inscrições nos diversos cursos de qualificação profissional desenvolvidos pela Semtas, a comunidade também pode usufruir de serviços adicionais como, por exemplo, 109 cortes de cabelo, 168 trabalhos de manicure e 82 mulheres fizeram design de sobrancelha, entre outras atividades.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atendeu, no total, 1.138 pessoas. Apenas no ônibus da SMS, 800 moradores foram beneficiados com testes e aplicação de vacinas. Foram realizados, ainda, 300 testes de glicemia, 100 de HIV e mais 100 de hepatite e sífilis. Dentro do Centro de Hidratação do bairro, o atendimento contemplou 338 pessoas que buscaram atendimento médico. No setor ambulatorial, foram realizadas 30 consultas cardiológicas, 50 dermatológicas, 65 de clínica médica, 20 de endocrinologia, 50 de oftalmologia e 20 de urologia, totalizando 338 atendimentos. Além disso, 55 pessoas fizeram a verificação da pressão arterial e 30 retiraram o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da distribuição de cartilhas da Guarda Municipal e da Guarda Ambiental, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) atendeu 300 moradores que buscaram atendimento jurídico nas áreas de direitos humanos e defesa civil. Já o Conselho Tutelar, que se instalou na Escola Municipal Celestino Pimentel, também atendeu este mesmo número de moradores com relação à denúncia de maus tratos e exploração sexual. Os conselheiros encaminharam 130 adolescentes para retirada da primeira via da carteira de Identidade.

O Procon ouviu 32 pessoas que foram em busca de orientação sobre os direitos do consumidor, enquanto que a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Ouvidoria (Segeo) contabilizou 18 atendimentos à comunidade e a Secretaria Municipal de Tributação (Semut) orientou consumidores com dúvidas sobre o IPTU. Com atividades esportivas, recreativas e brincadeiras, a Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel) beneficiou cerca de 300 crianças.

OUTRAS AÇÕES

Como o Natal em Ação é um evento que dura 15 dias, algumas secretarias municipais, como a de Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (Semob), Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e Urbana, iniciaram os trabalhos duas semanas antes.

A Semsur fez a limpeza e a revisão da iluminação das três praças do bairro: a Aluízo Alves, a Saci e a da Igreja Matriz. Além destas, a praça Lauro Maia recebeu serviços de manutenção e paisagismo e serviços de poda também foram feitos na rua Adolfo Gordo. O cadastramento dos feirantes que trabalham na Feira Livre da Cidade da Esperança, realizada aos domingos, foi realizado durante o Natal em Ação.

O Horto do bairro, localizado na rua Piauí, foi limpo e recuperado. O local será um novo instrumento de lazer para a comunidade, com espaço para adultos e crianças. O horto irá receber, ainda, arborização, que será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), calçadão para caminhada e um parque infantil.

A Semob realizou serviços em diversas vias públicas do bairro. Os técnicos da Secretaria fizeram a construção de lombada na rua Rio Grande do Norte e a pintura das mesmas nas ruas Adolfo Gordo, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e Catolé do Rocha. A pintura de eixo da via e canalização de fluxo viário foram feitas nas ruas Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Campina Grande, Piauí, Ceará, Avenida Perimetral Leste, Pernambuco, Caicó, Coronel Estevam, Lima e Silva e Jerônimo Câmara.

Em relação às faixas de pedestres, estas foram pintadas nos cruzamentos das ruas Rio Grande do Norte com Piauí; Rio Grande do Norte com Ceará; Paraíba com a Adolfo Gordo; av. Cap. Mor Gouveia com a Rio Grande do Sul; Paraíba com a Rio Grande do Sul e Paraíba com a Rio Grande do Norte. Já a revitalização das faixas foram feitas nos cruzamentos da rua Pernambuco com a Adolfo Gordo; Pernambuco com a Rio Grande do Norte; Paraíba com a rua Areia; av. Cap. Mor Gouveia; rua Adolfo Gordo; rua Adolfo Gordo; rua Pernambuco e na rua Rio Grande do Sul. O trabalho compreendeu também a reposição de placas de sinalização de trânsito e de parada de ônibus.

Para as obras de melhoria da malha viária de todo o bairro, a Semopi utilizou 625 toneladas de asfalto e investiu R$ 187,5 mil. Os trechos contemplados iniciaram na avenida Capitão Mor Gouveia e percorreram as ruas Campina Grande, Areia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piaui, Souza, Patos e Catolé do Rocha. Com relação a recuperação das vias em paralelepípedo, foram feitos mais de 900 metros quadrados nas ruas Natal, Antônio Prado, Santa Maria e Icó. A Escola Municipal Celestino Pimentel também recebeu serviços de manutenção da rede elétrica, restauração hidráulica dos banheiros, reparação e substituição de portas e janelas danificadas, além de retelhamento.

A Urbana retirou 120 toneladas de lixo e realizou, ainda, a varrição, capinação e pintura de meio fio em diversas ruas do bairro. As vias que envolvem o entorno do galpão da feira, o terreno onde está sendo construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança, a área interna e externa do Posto de Saúde também receberam os serviços de limpeza da Urbana. Além disso, a Companhia também desenvolveu o projeto Jogo Limpo ao lado do ginásio de esporte, o Eco Ponto no antigo horto e a limpeza da lagoa da rua Ceará.

PARCEIROS

Nesta edição, a Prefeitura do Natal contou com a colaboração de parceiros externos que contribuíram para o atendimento à população da zona Oeste de Natal. A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por exemplo, contemplou 622 pessoas com serviços de emissão de Carteira de Trabalho e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo.

Outros parceiros da Prefeitura do Natal para esta ação foram o Clube de Mães, Centro Comunal, 7º Grupo de Escoteiros São Sebastião, Conselho Comunitário da Cidade da Esperança, Faculdade Estácio de Sá, Picolé Caseiro de Caicó, Sindicato da Indústria de Panificação, Confeitaria de Natal, Companhia de Águas e Esgotos do RN e Marinha do Brasil.

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