15.10.11

Servidoras participam de palestra sobre o Câncer de Mama





A sexta-feira,14, foi dedica a programação do Outubro Rosa. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres promoveu,  uma palestra para servidores e servidoras da SEMTAS e SEMUL com  representantes  da Liga Feminina Contra o Câncer e na oportunidade foi  lançado o lvro “ Manual do Câncer de Mama: dicas e direitos “ da Drª. Idaisa Fernandes.

13.10.11

SEMUL promove Lançamento do livro “Manual do Câncer de Mama: dicas e direitos"

SEMUL promove Lançamento do livro “Manual do Câncer de Mama: dicas e direitos" da     Drª. Idaisa Fernandes dentro da programação do Outubro Rosa 2011



Durante este período a Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres através do Departamento de Prevenção e Enfrentamento a violência contra Mulher estará realizando diversas atividades em alusão a prevenção ao câncer de mama. E amanhã, 14 de Outubro, acontece uma palestra para servidores e servidoras da SEMTAS e SEMUL com uma representante  da Liga Feminina Contra o Câncer e na oportunidade será lançado o lvro “ Manual do Câncer de Mama: dicas e direitos “ da Drª. Idaisa Fernandes.

O “ Manual do Câncer de Mama: dicas e direitos “  contém um relato da  experiência pessoal da advogada Idaisa Mota Cavalcanti Fernandes como portadora do câncer de mama. O aprendizado vivenciado no período do tratamento surgia  a necessidade de compartilhar, baseando-se também na compreensão sobre o que  leva o paciente à adoecer, e como chegar a cura e elevar as defesas naturais.   Inclui ainda algumas dicas e recomendações práticas, e uma seção sobre os direitos específicos como pacientes e portadoras do câncer de mama, juntamente com a legislação pertinente à situação clinica.

SOBRE O OUTUBRO ROSA
O outubro Rosa é um evento realizado em todo mundo, o nome remete a cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, pois as ações dessa iniciativa vislumbram prevenir o câncer através do processo de conscientização e diagnóstico precoce.

SOBRE  IDAISA MOTA CAVALCANTI FERNANDES

Nasceu em Natal, cursou direito na UFRN e especializou-se em Direito Tributário.Procuradora do Estado onde atua na procuradoria especializada de Licitações, contratos e Convênios. Cassada e mãe de três filhos, realiza um trabalho voluntário em instituições beneficentes de Natal e Parnamirim. Com este manual, onde  relata sua batalha (vitoriosa!) contra o câncer, Idaisa reafirma sua aposta na vida, na alegria, e convida você fazer o mesmo.
PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA 2011

  • 14/10 | 8h30 às 12
Palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama com representante  da Liga Feminina Contra o Câncer para os servidores e servidoras e Técnicos da SEMTAS e SEMUL.
Lançamento do livro “ Manual do Câncer de Mama: dicas e direitos “ de Dr. Idaisa Fernandes.
Local: auditório da SEMTAS


  • 25/10 | 15h às 18h
Participação na 1º Marcha do Outubro Rosa realizada pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Saúde e SEMUL.
Local: pelas ruas do centro do Natal com concentração no Palácio do esportes e encerramento no largo Dom Bosco com o evento cultural “Concerto para vida” com show de artistas mulheres e orquestra sinfônica do Natal.

  • 29/10 
 Participação da Caminhada Outubro Rosa realizada pelo Instituto Avon que sairá do Shopping Cidade Jardim na Eng. Roberto Freire.

10.10.11

DIA NACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA MULHER


O dia Nacional de Luta Contra Violência a Mulher – 10 de outubro – teve seu marco em 1980, quando inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em movimento nacional protestando contra o índice crescente de crimes contra mulher em todo país.

Este evento exigia, além da implementação de políticas públicas, a  reformulação do código penal, como também, a ampla visibilidade aos milhares de casos de ameaças, constrangimento, espancamentos, estupro, assassinatos bárbaros esquecidos no anonimato da esfera doméstica, por serem cometidos, na sua grande maioria, por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso, não denunciado.

A proposta desse movimento era instituir serviços de orientação e atendimento integral das vitimas em várias partes do país, tornando visíveis as relações doméstica.

Movimentos semelhantes nasceram em várias cidades brasileiras, capazes de interferir na opinião pública, principalmente, no que se referia à punição dos criminosos e, foram também criadas e disseminadas, por todo o país, as Delegacias Especializadas em Crime contra a Mulher.

A secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres-SEMUL estará realizando durante todo o mês de outubro um ciclo de palestras  conforme a programação abaixo:

10/10: Início do Ciclo de Palestras referente ao dia Nacional da Não violência contra Mulher. Palestra CRAS África às 14h30min – CRMC ZN e Departamento de Enfrentamento.
11/10: 08h30min – Ambulatório Médico Especializado de Brasília Teimosa. Palestra sobre A violência contra Mulher e a Rede de Atendimento. (CRMC ZO/Departamento)
11/10: 14h – Associação de Mulheres. Palestra sobre A violência contra Mulher e a Rede de Atendimento. (Departamento do Enfrentamento)
17/10: Horário a Definir. Colégio de Ensino Médio ZN
18/10: 14h30min: Palestra sobre Violência Contra Mulher e a Rede de atendimento no CREAS NORTE.
24/10: 14h - Depoimento das Mulheres que passaram pelos serviços da Secretaria da Mulher, com Intervenção da Palestrante do Departamento de Prevenção e Enfretamento que irá discutir o Enfrentamento a violência contra Mulher e a importância da data. Local: Centro Educacional Dom Bosco.
26 a 28/10: Palestras na Zona Norte de Natal pelo CRMC Elisabeth Nasser (Clube de Mães, Associações, Unidades Básicas de Saúde), inauguração do centro.

8.10.11

TÉCNICAS DA SEMUL PROMOVERAM PALESTRA PARA DIVULGAR PROJETO MULHERES: MÃOS QUE CONSTROEM





No intuito de divulgar os serviços oferecidos pela SEMUL e em especial o Projeto Mulheres: Mãos Que Constroem as técnicas promoveram no último dia 07/10, uma reunião com os pais e responsáveis do Núcleo do PETI do Centro Educacional Dom Bosco, que atende a 546 crianças e adolescentes do bairro de Lagoa Azul na zona norte da Capital.  
Na ocasião estiveram presentes mais de 150 pessoas que participaram da palestra sobre os serviços de prevenção e enfrentamento a situação de violência doméstica contra mulher, bem como a proposta do Departamento de Formação e Inclusão Produtiva, com ênfase ao Projeto Mulheres: Mãos Que Constroem.
Na oportunidade foi divulgado a instalação da Casa da Mulher – Centro de Referencia da Zona Norte, bem como a proposta do “Outubro Rosa” na prevenção do câncer de mama.

7.10.11

Natal entra na campanha Outubro Rosa





Em solenidade que contou com a presença de integrantes da Rede Feminina da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, acionou no início da noite desta quinta-feira (6), a iluminação na cor rosa, da fachada do Palácio Felipe Camarão, oficializando a participação do executivo municipal natalense na campanha do “Outubro Rosa”, desenvolvido durante todo este mês de outubro para conscientizar a população, principalmente as mulheres, quanto ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Também foi iluminado no tom da campanha, o pórtico dos Reis Magos, localizado na BR 101, na entrada da cidade. Além da iluminação dos monumentos, a Prefeitura do Natal elaborou uma ampla programação, que inclui palestras com a distribuição de folders explicativos, a realização da 1ª Marcha do Outubro Rosa, no próximo dia 25 de outubro, com concentração na praça Pedro Velho, em Petrópolis, Concerto para a Vida, na praça Augusto Severo, na Ribeira, que terá a participação de artistas mulheres e a apresentação da Banda Sinfônica de Natal.
A prefeita do Natal destacou a importância do engajamento do município na campanha, e os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde, como a mamografia que pode diagnosticar precocemente o câncer de mama e deve ser realizado periodicamente pelas mulheres, especialmente aquelas com mais de 40 anos. Micarla de Sousa enalteceu o trabalho desenvolvido pela Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer e da Rede Feminina Contra o Câncer.
Todas as ações educativas que serão desenvolvidas durante todo o mês de outubros serão executadas de forma articulada por várias secretarias municipais, entre eles as secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), da Mulher (Semul), da Educação (SME), além da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
A titular da SMS, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, informou que o principal exame que detecta com segurança o câncer de mama, a mamografia, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade pela Prefeitura do Natal. “Oferecemos o exame no Hospital da Mulher/ Maternidade Professor Leide Morais e em dois prestadores de serviços de saúde privados conveniados com o executivo municipal natalense, neste caso a Prontoneuro e a Clínica da Mama”,  Maria do Perpétuo Socorro.
“Fomos atendidos com muito carinho pela Prefeitura do Natal, que é uma importante parceira nesta campanha do Outubro Rosa, o que aumenta o alcance da conscientização da população em relação aos nossos objetivos”, destacou a presidente da Rede Feminina da Liga norte-rio-grandense Contra o Câncer, Elza Gurgel.
O oncologista Aluísio Bezerra, coordenador da Unidade de Apoio da Liga norte-rio-grandense Contra o Câncer, chamou a atenção para importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, da realização do auto-exame e de que esta modalidade da doença tem atualmente no universo das mulheres, duas vezes maior incidência do que o câncer do colo de útero.
A solenidade também contou com a apresentação da cantora Lane Macedo, acompanhado ao violão por Jô Fernandes, além das integrantes da Rede Feminina da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, que cantaram o hino nacional da entidade, a música “Rosas com Amor”, uma versão em português de um dos maiores sucesso da música francesa, que ficou conhecida mundialmente a partir de 1946 na voz de Edith Piaf, considerada a maior cantora da França de todos os tempos.

6.10.11

Outubro Rosa chega ao Palácio Felipe Camarão




Com a iluminação da fachada do Palácio Felipe Camarão, a Prefeitura do Natal se integra oficialmente a campanha Outubro Rosa. A iluminação do Palácio Felipe Camarão será acesa às 18h30 desta quinta-feira (6) pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa. Além da iluminação de monumentos da cidade, será realizada uma ampla programação para divulgar a campanha e orientar à população sobre prevenção do câncer de mama.

Em Natal serão iluminado, também, o Pórtico dos Reis Magos, na BR 101, na entrada da cidade, a fonte da Praça Pedro Velho em Petrópolis. Todos os monumentos serão iluminados na cor rosa, em alusão à campanha, que recebe o apoio do município desde 2010.

A campanha foi iniciada oficial no dia 4 de outubro, com solenidade no Centro Avançado de Oncologia (Cecan). A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar durante todo o mês de outubro, palestras educativas de esclarecimento sobre o câncer de mama em escolas, empresas, centros comunitários, órgãos públicos, praças igrejas, etc.

A SMS vai divulgar ações de apoio as pessoas portadoras de câncer de mama no atendimento psicossoal, extensivo aos familiares e a comunidade em geral e alerta sobre a importância do auto exame das mamas, com demonstração prática da “Mamamiga”.

As ações educativas incluem ainda a distribuição de folders explicativos e a realização da 1ª Marcha do Outubro Rosa, no dia 25 de outubro, que terá concentração na Praça Pedro Velho. No dia 25 de outubro, será realizada o “Evento para Vida”,a Praça Augusto Severo, na Ribeira, com show de artistas mulheres e apresentação da Banda Sinfônica de Natal.

O “Outubro Rosa” teve início nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia e tem como objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama, a fim de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
O nome remete à cor do laço rosa que mundialmente simboliza a luta contra o câncer de mama. O Projeto consiste na iluminação de monumentos históricos. Ele tomou proporções mundiais, passando pela Torre de Pisa na Itália e o Arco do Triunfo na França e também no Cristo Redentor e outros monumentos do Brasil.

DADOS
O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.

Grande parte da população feminina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do Câncer de mama. Por esse motivo, mais de 14 mil brasileiras morreram em 2010 em decorrência da doença.

Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes por câncer no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no País.

No Rio Grande do Norte, 610 casos foram detectados apenas de janeiro a agosto deste ano, uma média de quase 80 novos casos por mês. Desses, 60% já em estágio avançado, sendo mais de 200 apenas na capital.

O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos.
Atualmente na Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer existem 1.200 pacientes se tratando do câncer da mama.

4.10.11

Prefeitura adere à Campanha Outubro Rosa com a iluminação de monumentos públicos








A partir da próxima quinta-feira (6), com a iluminação da fachada do prédio do Palácio Felipe Camarão, a Prefeitura do Natal passa a participar oficialmente da Campanha “Outubro Rosa”, que tem por objetivo principal, o de conscientizar a população quanto ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
                    
A informação foi confirmada pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, durante encontro no final da tarde desta terça-feira(4), na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), com representantes da Rede Feminina da Liga Norte Riograndense de Câncer.

“Estamos fazendo nossa parte como órgão público, no sentido de contribuir para conscientização da prevenção do câncer de mama, um problema sério que atinge principalmente as mulheres, mas também os homens”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Além da sede do executivo natalense, serão iluminados o Pórtico dos Reis Magos, na entrada da cidade, na BR 101 e ainda a Fonte da Praça Pedro Velho, em Petrópolis. Todos estes monumentos serão iluminados na cor rosa, em alusão à campanha, que recebe apoio da atual administração desde o ano passado.

A presidente da Rede Feminina, Elza Gurgel, que participou do encontro com a chefe do executivo municipal natalense, disse que a campanha já acontece na cidade do Natal, há três anos. “É muito importante esta iniciativa, uma vez que vem aumentando o índice de casos de câncer de mama entre as mulheres. E a prevenção é o melhor caminho sempre”, ressaltou a presidente Elza Gurgel.

Enfatizando a necessidade de programas como tal, a vice-presidente da entidade, Lidamar Queiroz Torre disse que, entre os meses de janeiro e agosto de 2011, foram detectadas pela Liga Norte Riorandense contra o Câncer, 360  casos em mulheres. “Estes números dobraram em 2011, chegando já a cerca de 500 casos confirmados”, informou a vice-presidente Lidamar Queiroz.

Programação
Durante todo este mês de outubro está prevista uma vasta programação, que tem o objetivo de disseminar a campanha, tanto na Capital Potiguar, como em todo o estado através da distribuição de panfletos, palestras em postos de saúde, escolas, universidades, empresas, fechando com a caminhada de conscientização, no Parque das Dunas, no próximo dia 29 de Outubro.