26.8.11

I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres em pauta no Jornal do Dia






 I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres em pauta no Jornal do dia

Os jornalistas e apresentadores do Jornal do Dia Luis Henrique e Georgia Neri entrevistaram hoje,26, no inicio da tarde, a Secretária da Mulher Rosy de Sousa sobre os desdobramentos da consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres tema da II Conferência das Mulheres que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto de 2011.

Rosy de Sousa enfatizou a importância do plano para as Mulheres: “A consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres representa uma vitória na luta de classe das mulheres que almejavam uma política direcionada que vai ser o norte principal para todos os projetos a serem desenvolvidos pelo poder público.”Destacou a Secretária da Mulher.

Secretária da Mulher Rosy de Sousa participa da abertura do 21˚ Congresso Espírita do Rio Grande do Norte




A Secretária Municipal da Mulher Rosy de Sousa, representou  na noite de ontem,25,a Prefeitura do Natal  na abertura de um dos eventos mais tradicionais para a comunidade espírita do Estado, o 21ª Congresso Espírita do Rio Grande do Norte.

Rosy de Sousa assistiu a palestra principal de abertura do publicitário e escritor Frederico Menezes que abordou o tema “Felicidade é um bem que precisa ser dividido. O evento deste ano tem como tema “Vida em Plenitude” e deve movimentar a comunidade espírita  nos próximos dois dias.

Participaram do evento Drª. Mércia Carvalho da Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Meneses, Rosalba Ciarlini - Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Edivan Martins- Presidente da Câmara Municipal do Natal, Rosy de Sousa – Secretária da Mulher representando a Prefeita Micarla de Sousa e  Eden Ernesto da Silva Lemos – Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.


Secretária da Mulher é destaque no Programa Band Mulher







Atendendo ao convite da jornalista Marina Leiros que apresenta o programa Band Mulher, a Secretária Rosy de Sousa participou na tarde de ontem, 25 de uma bate papo descontraído para o programa voltado ao público feminino.
Durante dois blocos do programa, Rosy de Sousa respondeu as perguntas da jornalistas que na ocasião exibiu uma matéria sobre autonomia financeira das mulheres com destaque ao projeto economia solidária desenvolvido pela Prefeitura do Natal através da SEMUL, ocasião também para fazer o balanço da II Conferência da Mulher e relatar a conquista da consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.
“A consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres representa uma vitória na luta de classe das mulheres que almejavam uma política direcionada que vai ser o norte para todos os projetos a serem desenvolvidos pelo poder público com destaque aos cinco eixo: Autonomia econômica e igualdade no mercado de trabalho com inclusão social; Educação inclusiva, não-sexista, não-racista e não lesbofóbica; Saúde das mulheres, direitos sexuais e direito reprodutivos; Participação das mulheres no espaço de poder; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.” ressaltou Rosy de Sousa durante a entrevista ao Band Mulher.

24.8.11

CONFERÊNCIA CONSOLIDA O I PLANO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

A Secretária da Mulher Rosy de Sousa preside a mesa da plenária para apresentação final
dos resultados dos grupos de trabalho da II Conferência da Mulher.

Mesa da plenária para apresentação dos resultados dos grupos de trabalho
da II Conferência da Mulher.

Plenária  das delegadas para votação dos resultados dos grupos de trabalho
da II Conferência da Mulher.

Presidente do Conselho Municipal da Mulher - CMDM de Natal/RN Lucineide de Mendonça Freire enfatizou a importância da conferência
A antropóloga Elizabeth Nasser do Grupo Autônomo de Mulheres - GAM
destaca a importância do envolvimento com o poder público

CONFERÊNCIA CONSOLIDA O I PLANO MUNICIPAL DE
POLÍTICAS PARA AS MULHERES
Com o tema “Avaliação das Políticas Públicas desenvolvidas para as Mulheres e Consolidando o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres” terminou no inicio da noite de ontem, 24, a II Conferência Municipal da Mulher. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal do Natal através da Secretaria da Mulher - SEMUL em parceria com o Conselho Municipal dos direitos da Mulher - CMDM.
Cerca de 300 participantes reunidos na conferência, dentre trabalhadores da Secretária da Mulher, gestores, sociedade civil, e delegados/a nomeados/a pelas intuições participantes das quatro regiões, onde formaram os grupos de trabalhos e sugeriram e aprovaram ações consolidando a proposta do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres com destaques aos cinco eixos prioritários* e a escolha democrática das 62 delegadas que irão representar a cidade do Natal na Conferência Estadual no mês de outubro.
Para Secretária Municipal da Mulher Rosy de Sousa, a consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres representa uma conquista da sociedade: “Hoje é o dia em que as mulheres justificam suas lutas e reafirmam a sua presença na sociedade. São conquistas que sem dúvidas, vão transformar a cultura em todos os aspectos, principalmente norteando as políticas públicas  para  Nós mulheres a serem desenvolvidas pelo município, transformando assim a nossa realidade e impulsionando o desenvolvimento”, ressaltou.
Já a antropóloga Elizabeth Nasser do Grupo Autônomo de Mulheres - GAM destacou a importância do envolvimento com o poder público para o empoderamento da mulher na sociedade: “A Conferencia é o espaço democrático onde os eixos representam as lutas de toda vida das mulheres, principalmente no tocante à educação e saúde. É importante que a luta seja continua e permanente, apesar da consolidação das políticas públicas das mulheres”, disse.
Para Presidente do Conselho Municipal da Mulher - CMDM de Natal/RN Lucineide de Mendonça Freire enfatizou a importância da conferência: “A II Conferência da Mulher consiste no processo democrático e de conhecimento das mulheres pelo seus direitos para que seja efetivado pelo poder público.” Acrescentou.

“Este é um momento de vitória, e uma reflexão se faz necessário nesta ocasião histórica para as mulheres, com o sentimento e a certeza de que a sociedade continua unida em seus ideais de lutas através das entidades de classe, priorizando a consolidação das políticas públicas para as mulheres.” Finalizou Rosy de Sousa – Secretária Municipal da Mulher.  

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A II CONFERÊNCIA
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – CMPM aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto de 2011 no Praiamar Natal Hotel & Convention. O evento foi coordenado pela SEMUL e CMDM responsáveis pelas deliberações da conferência.
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres - CMPM do Município do Natal/RN foi convocada pelo Decreto Municipal número 9.417 de 20 de junho de 2011, publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 junho de 2011 pela Prefeita Micarla de Sousa, com objetivos de revisar, avaliar e consolidar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Município do Natal; Avaliar a implementação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no Município do Natal.
Oportunidade em que também foi consolidado o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres definindo suas ações prioritárias e a escolha das 62 delegadas que irão representar a cidade do Natal na Conferência Estadual no mês de outubro.
Eixos prioritários.*
01.   Autonomia econômica e igualdade no mercado de trabalho com inclusão social - Promover a autonomia econômica e financeira das mulheres garantindo a igualdade de gênero, considerando as dimensões ético-raciais, de orientação sexual, pessoas com deficiência nas relações de trabalho;
02.   Educação inclusiva, não-sexista, não-racista e não lesbofóbica - Promover o acesso, a permanência e a valorização de meninas, adolescentes, jovens e mulheres à educação de qualidade. Contribuir para a redução da desigualdade de gênero, do preconceito, da discriminação étnico-racial; geracional, orientação sexual, e outras formas de intolerância, por meio da formação de gestores/as profissionais da educação e estudantes em todas as modalidades de ensino;
03.   Saúde das mulheres, direitos sexuais e direito reprodutivos – Promover melhorias na atenção integral à saúde das mulheres, com recorte de raça e etnia, considerando as diferentes fases dos ciclos de vida;
04.   Participação das mulheres no espaço de poder – Promover a participação plena e igualitária da mulher na vida e pública e fortalecer a inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão;
05.   Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres - Igualdade de gênero e enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres. Reduzir os índices de violência contra as mulheres e proporcionar as mulheres em situação de violência um atendimento humanizado, integral e qualificado nos serviço especializados e na rede de atendimento, considerando as diretrizes da política Nacional de enfrentamento a violência contra mulher.

23.8.11

Plano Municipal de Políticas para as mulheres é tema de conferência




Consolidar o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres é o principal eixo temático da II Conferência Municipal da Mulher, aberta nesta terça-feira (23) pela Prefeita do Natal, Micarla de Sousa, ao lado da secretária municipal da Mulher, Rosy de Sousa e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lucineide Freire. A abertura da Conferência contou ainda com a participação da governadora, do Estado, Rosalba Ciarlini. Durante a abertura da Conferência, a chefe do Executivo Municipal falou sobre as ações da Prefeitura no sentido de dar mais autonomia às mulheres, com destaque para a criação de uma secretaria própria para o público feminino.

“Foi na nossa gestão que criamos a Secretaria Municipal da Mulher para nortear as políticas públicas do município para as mulheres e ainda fizemos mais ao dar autonomia para as mães deixarem seus filhos nas nossas creches, que no início da nossa gestão passamos de 24 para 71 creches hoje na nossa cidade. Na área da saúde inauguramos três centros cirúrgicos e reabrimos as maternidades das Quintas, Felipe Camarão e o Hospital da Mulher. Na educação metade dos estudantes beneficiados com o Proeduc são mulheres que estão se qualificando no ensino superior. Mas o maior legado será a consolidação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres”, elencou Micarla de Sousa.

A Conferência está sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SEMUL) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com a missão de revisar, avaliar e consolidar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Município do Natal; consolidar o I Plano Municipal de Políticas para Mulheres definindo suas ações prioritárias; avaliar a implantação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no município do Natal.

“Estamos construindo o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres desde 2009 e neste momento da Conferência iremos traças as metas para os próximos três anos, que nos dirão quais são as nossas prioridades e como iremos executá-las”, explicou a secretária da Mulher, Rosy de Sousa.

Cerca de 300 pessoas, entre gestores, sociedade civil e delegados das quatro regiões da cidade participam da Conferência que acontece até esta quarta-feira (24), no Hotel Praiamar. Ainda durante o encontro serão eleitos dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual da Mulher.

Governadora participa da II Conferência da Mulher



Mulheres de todo o Rio Grande do Norte estiveram reunidas na manhã desta terça-feira (23) na II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM), no Hotel PraiaMar, em Ponta Negra. O evento contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e foi promovido pela Prefeitura Municipal do Natal através da Secretaria da Mulher (Semul) – órgão integrante da Secretaria de Estado de Justiça e da Cidadania (Sejuc) – e parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

A Conferência tem como tema a consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e propõe a revisão, avaliação e consolidação das propostas aprovadas na I Conferência de Políticas para Mulheres em Natal. O evento marca também os cinco anos da Lei Maria da Penha, que tipifica e define a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A governadora Rosalba Ciarlini enfatizou a importância das Conferências Municipais porque é a partir delas, que acontecem em todos os municípios do RN, serão escolhidos delegados para a Conferência Estadual e, por fim, a nacional. “É muito interessante conhecer as reivindicações e demandas das mulheres, que conhecem melhor do que ninguém a realidade de uma família, do bairro, de uma cidade. É a partir de eventos como esse que o Governo Federal demanda políticas públicas associadas aos estados para melhor atender as questões das mulheres”, disse.

Participaram também do evento a representante da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM), Mariana Mazzini; a prefeita do Natal, Micarla de Sousa; a secretária Municipal da Mulher, Rosy de Sousa; e Walter Fonseca, secretário Municipal de Educação.TEXTO – Artur Dantas,FOTOS – Demis Roussos.

22.8.11

REPRESENTANTES DE DOIS MINISTÉRIOS CONFIRMAM PRESENÇA NA II CONFERÊNCIA DA MULHER

A solenidade de abertura da  II Conferência da Mulher programada para está terça-feira, às 9h da manhã, a programação contará com a presença da  representantes do Ministério da Educação e Cultura-MEC DAIANE DE OLIVEIRA LOPES ANDRADE, graduada com licenciatura em ciências sociais na universidade de Brasília, atuando no Ministério da Educação desde de (2006) na diretoria de educação integral, direitos humanos e cidadania na coordenação-geral de direitos humanos, responsável por acompanhar as ações da área de gênero e diversidade sexual.
A outra representantes é MARIANA MAZZINI da  Secretária de Políticas para as Mulheres-SPM, órgão do governo federal com status de Ministério ligada ao gabinete da Presidenta da República, especialista em políticas públicas e gestão governamental, ocupando atualmente cargo na subsecretaria de planejamento e gestão interna da SPM.
A conferência terá como tema a consolidação do “I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.” esse é será o principal eixo a ser discutido e trabalhado na II Conferência Municipal da Mulher, a ser realizada nos dias 23 e 24 de agosto no Praiamar Natal Hotel & Convention (Rua Francisco Gurgel,33,Ponta Negra). Um evento promovido pela Prefeitura Municipal do Natal através da Secretaria da Mulher - SEMUL em parceria com o Conselho Municipal dos direitos da Mulher - CMDM.
Cerca de 300 participantes serão reunidos na conferência, dentre trabalhadores da Secretária da Mulher, gestores, sociedade civil, e delegados nomeados pelas intuições participantes das 4 regiões.

COMISSÔES PONTUAM OS ÚLTIMOS DETALHES PARA II CONFERÊNCIA DA MULHER





Foto: Assessoria de Comunicação/SEMUL

Faltando pouco mais de 24 horas para II Conferência da Mulher, as três comissões (comissão de organização, comissão de temática e relatoria e a comissão de mobilização, articulação e comunicação) que integram ao processo da conferência reuniram-se na manhã de hoje, 22, na SEMUL para dar celeridade aos assuntos pertinentes a pauta da conferência. com destaques ao fechamento da programação e definições das conferencistas.


15.8.11

CONVITE DA II CONFERÊNCIA DA MULHER

 
SEMUL E CMDM REALIZAM II CONFERÊNCIA DA MULHER

A conferência terá como tema a consolidação do “I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.” esse é será o principal eixo a ser discutido e trabalhado na II Conferência Municipal da Mulher, a ser realizada nos dias 23 e 24 de agosto no Praiamar Natal Hotel & Convention (Rua Francisco Gurgel,33,Ponta Negra). Um evento promovido pela Prefeitura Municipal do Natal através da Secretaria da Mulher - SEMUL em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM.

A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres - CMPM do Município do Natal/RN foi convocada pelo Decreto Municipal número 9.417 de 20 de junho de 2011, publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 junho de 2011 pela Prefeita Micarla de Sousa, terá por objetivos: revisar, avaliar e consolidar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Município do Natal; Consolidar o I Plano Municipal de Políticas para Mulheres definindo suas ações prioritárias; Avaliar a implementação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no Município do Natal.

6.8.11

Natal em Ação atende mais de seis mil pessoas na Zona Norte

A edição do programa Natal em Ação encerrado no último sábado (06) no conjunto Santarém registrou um público de 15 mil pessoas, que compareceram ao evento realizado nas instalações da Escola Estadual Dom Adelino Dantas e na Rua Bragantina, na qual foram montados os estandes da administração municipal.
De acordo com levantamento parcial, foram realizados mais de seis mil atendimentos durante o dia de cidadania na Zona Norte. Todas as secretarias presentes foram procuradas pela comunidade, entre elas o Procon Natal, que atendeu 31 pessoas em busca de informações sobre direito do consumidor.
A Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Ouvidoria (Segeo) ouviu 30 moradores. Na sala de vídeo e cinema, montada com ajuda da Funcarte, 150 crianças foram beneficiadas com a exibição de filmes educativos.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (Semul) foi procurada por 71 mulheres, chegando a realizar 51cadastramentos e 20 atendimentos jurídicos e psicossociais.Entre as diversas atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram feitas 347 aplicações de flúor com entrega de escovas dentais infantis. A Samu prestou esclarecimentos a 300 pessoas da comunidade sobre o serviço de saúde.
Mais de 500 pessoas foram à procura dos serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) antes do encerramento das festividades.  Desse total, 60 pessoas fizeram manicure, 108 cortaram os cabelos, 100 passaram pelo designer de sobrancelhas. O CRAS realizou 19 atendimentos e quatro inscrições no programa. A Secretaria disponibilizou ainda a apresentação do grupo de crianças e a equipe do Programa Bolsa Família realizou 188 atendimentos, fez sete recadastramentos, quatro inclusões e uma transferência de município. Já 38 moradores receberam informações sobre os serviços como carteira do idoso, BPC, Prae e Passe Livre.
A Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) registrou o atendimento a 105 moradores, sendo oito solicitações de serviços imediatos e 97 agendamentos. A secretaria trocou, na semana passada, a iluminação de toda a Avenida Itapetinga que recebeu lâmpadas brancas mais econômicas. A iluminação da Avenida Pompéia foi contemplada com um aumento de 70 para 150 de potência, deixando-a mais clara e segura. Coube também à Semsur a manutenção das praças Itaituba, Sumaré, Corumba, Iguaraçu e Muriaé.  As árvores da Avenida Itapetinga foram podadas, o campo de futebol do Conjunto Alvorada recebeu iluminação nova e todos os pedidos de RIPs (Reclamação de Iluminação Pública) foram zerados no bairro.







No estande da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), 120 usuários receberam orientações sobre educação no trânsito, projetos e campanhas desenvolvidas pela secretaria como os Serviços do BRAE, gratuidade e placas de sinalização para deficientes. Na semana anterior ao evento, a Semob atuou na Avenida Pompéia repintando oito lombadas, duas faixas de pedestres e recuperando seis abrigos de ferro.  Na Avenida Castelo Branco, foram revitalizadas mais quatro pinturas de lombadas e na Avenida Itapetinga foi feita a pintura de 16 faixas de pedestres e quatro lombadas.  Os trabalhos também contaram com a implantação de 21 placas de sinalização de parada de ônibus, carga e descarga, estacionamento proibido e pintura de 70 metros de meio fio em amarelo, além da revitalização de rotatória e criação de uma praça de táxis no cruzamento das Avenidas Itapetinga e Fronteiras.
Ainda na semana anterior, a Urbana recolheu 450 toneladas de lixo durante 15 dias de trabalho no bairro. Os serviços de varrição, capinação e pintura de meio fio foram realizados nas Avenidas Itapetinga, Bragantina, Rio Doce e Pompéia, além das Ruas Caraocá e Tororós. Ao todo, 42 homens participaram da ação utilizando caçambas e roçadeiras.

Parceiros Externos
O Natal em Ação contou com a ajuda de órgãos e instituições que ajudaram na prestação de serviços à comunidade. Entre eles estão a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), que participa pela segunda vez do evento e realizou a emissão de 106 CPFs entre primeira e segunda via.
A Marinha do Brasil, além de disponibilizar a Banda de Música na abertura oficial dos eventos, às nove horas da manhã, ainda montou um mostruário que foi visitado por 70 moradores.
A Caern, que também volta a prestigiar o programa, contabilizou o atendimento a 2.789 cidadãos.
O INSS atendeu a 86 pessoas, que foram em busca de informações sobre Previdência Social.
Na sala da ONG Desafio Jovem Ebenezer, 90 pessoas procuram informações sobre os trabalhos da organização em combate as drogas e alcoolismo.

2.8.11

COMISSÕES DEFINEM OS ÚLTIMOS DETALHES DA II CONFERÊNCIA DA MULHER




Faltando apenas vinte dias para II Conferência da Mulher, as três comissões (comissão de organização, comissão de temática e relatoria e a comissão de mobilização, articulação e comunicação) que integram ao processo da conferência reuniram-se na tarde de ontem, 01, na SEMUL para dar celeridade aos assuntos pertinentes a pauta da conferência com destaques ao fechamento da programação e definições das conferencistas.

As comissões da II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres - CMPM do Município do Natal/RN definiram e confirmaram a presença de Analba Brasão (RN), representante da UMB, Thelma Gurgel (RN) representante do movimento social Consulta Popular e de Renata Alvarez Rossi (DF) representante da Secretária de Políticas para as Mulheres – SPM, "órgão essencial" da Presidência da República que confirmou presença pessoalmente em audiência realizada em Brasília no último dia 26, que contou com a presença de Rosy de Sousa- Secretária da SEMUL  que foi acompanhada  de Josi Lucas – Secretaria Adjunta da SEMUL.

A Subsecretária de Planejamento e Gestão Interna, Renata Alvarez Rossi –SPM, elogiou o processo da conferência  que está sendo realizado na cidade do Natal.

“O grande legado das conferências, vão ser os planos municipais e estaduais de Políticas Públicas para Mulher. A cidade do Natal, sem dúvidas que sai na frente, quando antecipa as discussões e as consolidam em um regimento o seu plano municipal de políticas públicas para mulheres.” Ressaltou Renata Alvarez Rossi-SPM na audiência com as representantes da SEMUL.