29.7.11

SEMUL CAPACITARÁ MULHERES PARA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal Da Mulher, está promovendo a pré inscrição para qualificar mulheres para área da construção civil através do projeto mãos que constroem em convênio com a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres.

São 96 vagas destinadas aos três períodos para capacitação na área da construção civil para os cursos de pedreiro, pintor, encanador e eletricistas, com foco aos desafios para o setor nos próximos anos com a realização da Copa de 2014.

 O Programa tem o objetivo de promover a capacitação visando qualificar mulheres vitimas de violência com passagem na Casa Abrigo, Centro de Referência e as inscritas nos programas sócio – assistenciais.

No conteúdo serão abordados temas relativos à segurança no trabalho, ética e cidadania, cuja capacitação com ênfase profissionalizante, em módulos (básico e específico), com orientação sobre as técnicas construtivas e direcionamento para repensar valores e modificar a relação com o planeta com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A expectativa do departamento de formação e inclusão produtiva das mulheres, é que o órgão consiga para os próximos dois anos capacitar mais de duas mil mulheres da cidade do Natal que atualmente encontra-se cadastradas nos projetos sócios – assistenciais e que se enquadram no perfil.

“Como indicadores de sucesso, mensuraremos o índice de inserção dos participantes no mercado de trabalho e a transformação dos níveis de remuneração, já que as técnicas construtivas aprendidas deverão passar a ser utilizadas profissionalmente por muitas das mulheres participantes, influenciando diretamente na melhoria da qualidade de vida de todas as envolvidas no processo de qualificação, e da comunidade como um todo.” Pontuou Rosy de Sousa – Secretária da Mulher.

Mais informações com Micaele da Silva Melo - Diretora do Departamento de Formação e Inclusão Produtiva das Mulheres, pelo telefone 84. 3232-3306.

25.7.11

CONFERÊNCIA VAI ABORDAR I PLANO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES


A Prefeitura do Natal, através da Secretaria da Mulher-SEMUL, que tem como missão fortalecer, executar as políticas públicas para as mulheres no município e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-CMDM já deflagraram o processo através de decreto para II Conferência Municipal da Mulher. A conferência terá como tema a consolidação do “I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.”
Para Josi Lucas -Secretária Adjunta da Mulher, a II conferência vai ser o momento para consolidar e referendar o I Plano Municipal para as mulheres de Natal, que será implementada pela Prefeita Micarla de Sousa contribuindo para situar o primeiro plano municipal de ação e debate, a realidade das mulheres. Ressaltando que é necessário avançar para uma igualdade real e efetiva entre mulheres e homens para continuar o processo de desenvolvimento. Em definitiva não há desenvolvimento sem igualdade.
O Plano terá 09 eixos, onde cinco são prioritários. Esses eixos são norteadores para o trabalho da SEMUL.A conferência vai trabalhar as propostas do plano que está em processo de finalização, essas propostas poderão ser modificadas ou referendadas durante o encontro. Aproximadamente 300 delegadas serão escolhidas para representar as mulheres das quatro regiões.
“Esperamos que a conferência seja o momento histórico para as mulheres de Natal, e que a participação das mulheres possam definitivamente consolidar as políticas públicas municipais para nós mulheres natalense, transformando assim a nossa realidade e impulsionando o desenvolvimento.” Destacou Rosy de Sousa – Secretária da Mulher.
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – CMPM acontece nos dias 23 e 24 de agosto de 2011 na CEMURE (av. Coronel Estevam, 3705, Ns. De Nazaré, natal/RN) e é coordenada pela SEMUL e CMDM responsáveis pelas deliberações da conferência.
Sobre a II Conferência
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres - CMPM do Município do Natal/RN FOI convocada pelo Decreto Municipal número 9.417 de 20 de junho de 2011, publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 junho de 2011 pela Prefeita Micarla de Sousa, terá por objetivos:
Revisar, avaliar e consolidar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Município do Natal; Consolidar o I Plano Municipal de Políticas para Mulheres definindo suas ações prioritárias; Avaliar a implementação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no Município do Natal.
Informações e Inscrições
www.natal.rn.gov.br | 84.3232-3305 – SEMUL

20.7.11

SEMUL REALIZA REUNIÃO INFORMATIVA PARA PREPARAÇÃO DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria da Mulher-SEMUL, que tem como missão fortalecer, executar as políticas públicas para as mulheres no município e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-CMDM, deflagraram o processo através de decreto Municipal número 9.417 de 20 de junho de 2011, publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 junho de 2011 pela Prefeita Micarla de Sousa, para II Conferência Municipal da Mulher. A conferência terá como tema a consolidação do “I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.”

Na tarde de ontem,19, foi realizada no Complexo Cultural João Chaves, na zona norte da Capital, a primeira reunião informativa da Conferência Municipal da Mulher, com objetivo de divulgar o entendimento do processo da conferência reunindo 58 instituições da sociedade civil, representante de deferentes grupos (organizações, movimentos, associações, clube de mães, ONGs, OSCIPs, sindicatos, entidades), que trabalham na atuação de atividades voltadas para garantir a promoção dos direitos da Mulheres.

Para Josi Lucas-Secretária Adjunta da Mulher, a II conferência vai ser o momento para consolidar e referendar o I Plano Municipal para as mulheres de Natal, que será implementada pela Prefeita Micarla de Sousa contribuindo para situar o primeiro plano municipal de ação e debate, a realidade das mulheres. Ressaltando que é necessário avançar para uma igualdade real e efetiva entre mulheres e homens para continuar o processo de desenvolvimento. Em definitiva não há desenvolvimento sem igualdade.A próxima reunião informativa acontece no próximo dia 26 de julho para reunir as instituições das regiões da zona sul e leste.

A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – CMPM acontece nos dias 23 e 24 de agosto de 2011 na CEMURE (av. Coronel Estevam, 3705, Ns. De Nazaré, natal/RN) e é coordenada pela SEMUL e CMDM responsáveis pelas deliberações da conferência.





Sobre a II Conferência
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres - CMPM do Município do Natal/RN FOI convocada pelo Decreto Municipal número 9.417 de 20 de junho de 2011, publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 junho de 2011 pela Prefeita Micarla de Sousa, terá por objetivos:

Revisar, avaliar e consolidar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Município do Natal; Consolidar o I Plano Municipal de Políticas para Mulheres definindo suas ações prioritárias; Avaliar a implementação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no Município do Natal.
Informações e Inscrições
www.natal.rn.gov.br | 84.3232-3305 – SEMUL

18.7.11

SEMUL É PRESENÇA MARCANTE NO NATAL EM AÇÃO




Durante a segunda edição do Natal em Ação realizada no bairro de Cidade da Esperança, a Prefeitura do Natal beneficiou mais de seis mil pessoas que foram até a rua Pernambuco, na qual estava instalada, no último sábado (16), a Administração Municipal com ações de diversas secretarias. A próxima edição do projeto será realizada no dia 31 deste mês, no conjunto Santarém, zona Norte de Natal.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) foi a que mais realizou atendimentos, chegando a contabilizar cerca de dois mil. Destes, 154 pessoas buscaram os serviços do Programa Bolsa Família, 26 procuraram atendimentos no Programa Pró-Jovem, 71 da Rede de Proteção Básica e Especial e 103 consultas foram realizadas sobre o serviço de Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Além das inscrições nos diversos cursos de qualificação profissional desenvolvidos pela Semtas, a comunidade também pode usufruir de serviços adicionais como, por exemplo, 109 cortes de cabelo, 168 trabalhos de manicure e 82 mulheres fizeram design de sobrancelha, entre outras atividades.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atendeu, no total, 1.138 pessoas. Apenas no ônibus da SMS, 800 moradores foram beneficiados com testes e aplicação de vacinas. Foram realizados, ainda, 300 testes de glicemia, 100 de HIV e mais 100 de hepatite e sífilis. Dentro do Centro de Hidratação do bairro, o atendimento contemplou 338 pessoas que buscaram atendimento médico. No setor ambulatorial, foram realizadas 30 consultas cardiológicas, 50 dermatológicas, 65 de clínica médica, 20 de endocrinologia, 50 de oftalmologia e 20 de urologia, totalizando 338 atendimentos. Além disso, 55 pessoas fizeram a verificação da pressão arterial e 30 retiraram o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da distribuição de cartilhas da Guarda Municipal e da Guarda Ambiental, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) atendeu 300 moradores que buscaram atendimento jurídico nas áreas de direitos humanos e defesa civil. Já o Conselho Tutelar, que se instalou na Escola Municipal Celestino Pimentel, também atendeu este mesmo número de moradores com relação à denúncia de maus tratos e exploração sexual. Os conselheiros encaminharam 130 adolescentes para retirada da primeira via da carteira de Identidade.

O Procon ouviu 32 pessoas que foram em busca de orientação sobre os direitos do consumidor, enquanto que a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Ouvidoria (Segeo) contabilizou 18 atendimentos à comunidade e a Secretaria Municipal de Tributação (Semut) orientou consumidores com dúvidas sobre o IPTU. Com atividades esportivas, recreativas e brincadeiras, a Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel) beneficiou cerca de 300 crianças.

OUTRAS AÇÕES

Como o Natal em Ação é um evento que dura 15 dias, algumas secretarias municipais, como a de Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (Semob), Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e Urbana, iniciaram os trabalhos duas semanas antes.

A Semsur fez a limpeza e a revisão da iluminação das três praças do bairro: a Aluízo Alves, a Saci e a da Igreja Matriz. Além destas, a praça Lauro Maia recebeu serviços de manutenção e paisagismo e serviços de poda também foram feitos na rua Adolfo Gordo. O cadastramento dos feirantes que trabalham na Feira Livre da Cidade da Esperança, realizada aos domingos, foi realizado durante o Natal em Ação.

O Horto do bairro, localizado na rua Piauí, foi limpo e recuperado. O local será um novo instrumento de lazer para a comunidade, com espaço para adultos e crianças. O horto irá receber, ainda, arborização, que será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), calçadão para caminhada e um parque infantil.

A Semob realizou serviços em diversas vias públicas do bairro. Os técnicos da Secretaria fizeram a construção de lombada na rua Rio Grande do Norte e a pintura das mesmas nas ruas Adolfo Gordo, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e Catolé do Rocha. A pintura de eixo da via e canalização de fluxo viário foram feitas nas ruas Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Campina Grande, Piauí, Ceará, Avenida Perimetral Leste, Pernambuco, Caicó, Coronel Estevam, Lima e Silva e Jerônimo Câmara.

Em relação às faixas de pedestres, estas foram pintadas nos cruzamentos das ruas Rio Grande do Norte com Piauí; Rio Grande do Norte com Ceará; Paraíba com a Adolfo Gordo; av. Cap. Mor Gouveia com a Rio Grande do Sul; Paraíba com a Rio Grande do Sul e Paraíba com a Rio Grande do Norte. Já a revitalização das faixas foram feitas nos cruzamentos da rua Pernambuco com a Adolfo Gordo; Pernambuco com a Rio Grande do Norte; Paraíba com a rua Areia; av. Cap. Mor Gouveia; rua Adolfo Gordo; rua Adolfo Gordo; rua Pernambuco e na rua Rio Grande do Sul. O trabalho compreendeu também a reposição de placas de sinalização de trânsito e de parada de ônibus.

Para as obras de melhoria da malha viária de todo o bairro, a Semopi utilizou 625 toneladas de asfalto e investiu R$ 187,5 mil. Os trechos contemplados iniciaram na avenida Capitão Mor Gouveia e percorreram as ruas Campina Grande, Areia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piaui, Souza, Patos e Catolé do Rocha. Com relação a recuperação das vias em paralelepípedo, foram feitos mais de 900 metros quadrados nas ruas Natal, Antônio Prado, Santa Maria e Icó. A Escola Municipal Celestino Pimentel também recebeu serviços de manutenção da rede elétrica, restauração hidráulica dos banheiros, reparação e substituição de portas e janelas danificadas, além de retelhamento.

A Urbana retirou 120 toneladas de lixo e realizou, ainda, a varrição, capinação e pintura de meio fio em diversas ruas do bairro. As vias que envolvem o entorno do galpão da feira, o terreno onde está sendo construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança, a área interna e externa do Posto de Saúde também receberam os serviços de limpeza da Urbana. Além disso, a Companhia também desenvolveu o projeto Jogo Limpo ao lado do ginásio de esporte, o Eco Ponto no antigo horto e a limpeza da lagoa da rua Ceará.

PARCEIROS

Nesta edição, a Prefeitura do Natal contou com a colaboração de parceiros externos que contribuíram para o atendimento à população da zona Oeste de Natal. A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por exemplo, contemplou 622 pessoas com serviços de emissão de Carteira de Trabalho e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo.

Outros parceiros da Prefeitura do Natal para esta ação foram o Clube de Mães, Centro Comunal, 7º Grupo de Escoteiros São Sebastião, Conselho Comunitário da Cidade da Esperança, Faculdade Estácio de Sá, Picolé Caseiro de Caicó, Sindicato da Indústria de Panificação, Confeitaria de Natal, Companhia de Águas e Esgotos do RN e Marinha do Brasil.